top of page

Semana Promocional das Hortofruticolas, na Escola dos 2º e 3º Ciclos do Caniço

13 a 17 janeiro 2020


Durante a semana de 13 a 17 do mês de janeiro o projeto da Rede de Bufetes Escolares Saudáveis da Escola dos 2º e 3º Ciclos do Caniço promoveu no bar dos alunos a Semana Promocional das Hortofrutícolas.


Neste período os alunos tiveram oportunidade de saborear um menu composto por várias opções saudáveis tendo por base as frutas e hortícolas.


Por exemplo: sandes de ovo com cenoura e alface acompanhado por um sumo de laranja natural; pizza de pão de cereais com queijo, tomate e orégãos mais um chá de hortelã pimenta; maçã assada com passas e batido de papaia; sala de fruta e batido de banana e ainda quiche de brócolos, alho francês com iogurte natural acompanhado de chá de funcho.

O consumo de produtos hortofrutícolas deve constituir a base de uma dieta saudável e sustentável. A utilização regular de hortofrutícolas atua na regulação dos níveis de colesterol sanguíneo, prevenindo assim doenças cardiovasculares e hipertensão arterial, principal causa de morte em Portugal; são ainda um aliado no controlo do peso, por terem um baixo valor energético; exercem uma ação preventiva de vários cancros; são benéficos no funcionamento da flora e trânsito intestinal; previnem a diabetes tipo II; entre muitos outros benefícios para a saúde.

O segredo dos benefícios deste grupo de alimentos reside na variedade de sabores, texturas e propriedades nutricionais. Têm uma elevada riqueza em vitaminas, minerais, fibras, água e compostos protetores que ajudam a regular o organismo. Acresce a tudo isto o poder antioxidante que fornece, importante para a proteção das células, já que combatem a ação dos radicais livres.


Em conjunto, estes nutrientes têm propriedades protetoras que fazem dos hortofrutícolas alimentos vitais e por isso devem ser introduzidos na alimentação diária e incentivado o seu consumo pelos jovens.

O consumo de hortofrutícolas ingeridas deve ser o mais variado possível e distribuído por todas as refeições do dia, desde o pequeno-almoço até às refeições principais, sem esquecer os lanches. É também importante dar asas à imaginação e ingerir hortofrutícolas de diferentes formas para assim quebrar a monotonia e potenciar o seu uso.

A Organização Mundial de Saúde recomenda a ingestão alimentar de pelo menos 400g/dia de frutos e produtos hortícolas para a prevenção de doenças crónicas. Por outro lado, a Roda dos Alimentos Portuguesa aconselha o consumo diário de 3-5 porções de frutos e igualmente o mesmo número de porções de produtos hortícolas.

Desta forma, para que possa haver um bom estado de saúde, a alimentação deve ser completa, colorida, equilibrada e variada.

Comments


bottom of page