Rastreio da diabetes, na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Caniço
- EAlimentar DRE
- 20 de jan. de 2019
- 2 min de leitura
14 Novembro 2018
A Escola dos 2.º e 3.º Ciclos do Caniço comemorou o Dia Mundial da Diabetes, 14 de novembro, com um rastreio aos alunos da turma 7.º1, na sala 2.8.
O rastreio da diabetes à turma 7.º1 foi realizado com o apoio do Centro de Saúde do Caniço, nomeadamente, da equipa de enfermagem, que procedeu à análise do índice de glicémia e medição da pressão arterial. Não se verificou nenhum caso de anomalia que exigisse maior atenção aos alunos.
Para além do rastreio, procedeu-se à dinamização de uma ação de sensibilização com vista ao esclarecimento dos alunos sobre a temática. Foi feito um pequeno historial sobre a doença, apresentando a incidência da mesma a nível mundial, explicando o que é a diabetes, as suas causas, os diferentes tipos de doença e as formas de a prevenir. Os alunos mostraram interesse colocando dúvidas e tentado saber mais sobre a doença. A celebração do Dia Mundial da Diabetes, tem como finalidade primária chamar a atenção das entidades oficiais, dos profissionais de saúde, da comunicação social e da comunidade em geral para a problemática da diabetes mellitus.
A diabetes mellitus é uma doença em franco crescimento epidemiológico (quase um crescimento epidémico), tanto nos países desenvolvidos como em vias de desenvolvimento, que afeta maioritariamente as pessoas em idades economicamente ativas. Por outro lado, as características da doença em si mesma, nomeadamente, a sua incurabilidade, a necessidade de tratamento e autovigilância glicémica diárias, consultas e exames complementares frequentes, aumento de internamentos hospitalares e a capacidade de induzir complicações tardias invalidantes, com inevitável absentismo laboral, surgem como componente inevitável de aumento de gastos económicos a nível dos orçamentos da saúde nacionais e individuais. E, ainda mais importante que isso, tendo em conta as suas características, constitui um fator limitante da qualidade de vida da população, limitando mesmo a sua esperança média de vida.
De salientar que a melhor forma de prevenir esta doença é através de uma alimentação saudável e equilibrada e da prática de atividade física regular, fatores que contribuem para um aumento da saúde dos indivíduos.
Comments