top of page

EBS Ponta do Sol

16 de janeiro 2021 - Dia Internacional da Comida Picante







No âmbito do clube Cultiva Saúde da Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol, inserido nos projetos de Educação Alimentar da DRE, pesquisou-se que está comprovado que a alimentação picante pode ajudar a prolongar a esperança média de vida. O consumo moderado de alimentos como a canela, o açafrão ou curcuma, o alho, o gengibre, cominhos e pimenta tem sido associado a vários benefícios para a saúde:


1. Melhoram a Saúde Cardiovascular - Habitualmente um maior consumo de especiarias está associado à diminuição da adição de sal nos alimentos. Consequentemente, a diminuição de sal na dieta está associada a uma menor incidência de mortes causadas por doenças cardiovasculares. Por outro lado, alguns estudos sugerem que as especiarias podem reduzir os níveis de colesterol “mau” (LDL) no organismo quando usadas com moderação.


2. Aceleram o metabolismo - Vários estudos indicam que certas especiarias como o cominho, canela, açafrão, pimenta e pimentão contribuem para aumentar a taxa de repouso metabólico e diminuir o apetite. Ainda assim, lembre-se que um único alimento por si só não é a solução para uma significativa perda de peso. Para esse efeito deve combinar-se o consumo deste tipo de alimentos com uma dieta saudável e um estilo de vida ativo.


3. Combatem a inflamação e possuem uma ação antibacteriana - A curcumina, uma substância presente na curcuma, reduz a inflamação do organismo. Da mesma forma, segundo a medicina ayurvédica, as propriedades anti-inflamatórias do gengibre e do alho, melhoram os sintomas de diversas doenças auto-imunes, dores de cabeça e até náuseas. Além disso o cominho e a curcuma possuem poderosas propriedades antioxidantes e antibacterianas sendo o seu consumo benéfico


Para concluir, enfatizar que devemos enriquecer nutricionalmente as nossas refeições, temperando os alimentos com as especiarias preferidas, reduzindo não só a quantidade de açúcar como também de sal na dieta. Desta forma, estaremos também a reduzir o risco de aparecimento de diversas doenças cardiovasculares e até mesmo de obesidade.

Comments


bottom of page